• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
Mais informações:  cienciaporai2017@gmail.com

Clarear os dentes com carvão ativado funciona?

06/08/2019

 

Você está cansado de tirar fotos sem estampar aquele sorriso maroto, por vergonha de exibir os dentes amarelados e espantar o crush?

Então, um certo dia, quando você está de boa na Net curtindo um som, rindo dos memes e de repente… Pá! Vem aquele anúncio ensinando como clarear os dentes com carvão ativado em casa de modo fácil, rápido e barato.

 

Aí você chora de emoção e quase não acredita no que acaba de ver e pensa: Meus problemas acabaram! Bora comprar carvão ativado na farmácia e acabar de uma vez com essa cor amarelo-ovo nos dentes!

 

Mas, vamos com calma galera!

 

Será que realmente funciona?

 

Será que esse procedimento é saudável para os nossos dentes?

 

Existe algum perigo em usar carvão ativado sem orientação de um profissional?

 

Em busca de respostas para essas e outras questões, a equipe do Ciência por Aí consultou a especialista em clareamento dental Profª. Drª. Silmara Aparecida Milori Corona, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP.

 

Mas, antes de responder as nossas questões, vamos entender como seria exatamente esse carvão ativado, pois ele não deve ser confundido com aquele carvão que você compra no supermercado pra fazer um churrasco no final de semana com a galera.

 

Tanto o carvão ativado, quanto o carvão para churrasco são oriundos da queima incompleta da madeira, sendo que a principal diferença entre eles, está no tipo de matéria-prima utilizada. Enquanto o carvão ativado é proveniente da queima da cortiça e de lascas de madeira, resultando em um carvão bastante leve e poroso. O carvão da churrasqueira é resultado da queima da lenha, uma madeira mais dura, que mesmo que você triture, ele não vira pó.

 

Por ser poroso, o carvão ativado é comparado a uma esponja com alta capacidade de absorção. Essa propriedade do carvão ativado possibilitou que ele fosse amplamente utilizado em casos de intoxicação.

 

Quando uma pessoa intoxicada por produtos químicos ou veneno chega à emergência, os médicos aplicam doses concentradas de carvão ativado diretamente no estômago, via sonda. Após alguns minutos, o carvão é aspirado para fora. Nesse caso, ele absorve o conteúdo tóxico do organismo. (https://glo.bo/2yhqTsi)

 

O carvão ativado também é largamente utilizado em filtros de água para absorver as impurezas, pois a sua composição química faz com que ele tenha mais afinidade de se ligar aos componentes oleosos das impurezas do que com a própria água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hummm... Agora sim! Acho que estou começando a entender. O carvão ativado deve se ligar às impurezas que ficam grudadas nos dentes, deixando-os brancos e brilhantes. Não é isso?

 

Calma lá, vamos levar a nossa principal questão para a especialista.

 

É possível clarear os dentes aplicando carvão ativado?

 

Segundo a professora “Não existe qualquer comprovação sobre o emprego de carvão ativado para o clareamento dental na literatura científica. Assim, esse método não deve ser empregado para o clareamento dental.”

 

 

 

Pois é, people. Para sua segurança, não faça isso em casa!

 

Se você ficou inconformado com essa informação e continuou com as pesquisa na internet até encontrar outras dicas de métodos caseiros de clareamento dental como bicarbonato de sódio, pasta caseira de morango, casca da laranja e de banana. Fique sabendo, que assim como o carvão ativado, segundo a especialista, esses métodos também não devem ser utilizados para tal finalidade.

 

Mas calma que nem tudo é notícia ruim. De acordo com a professora da USP, existem dois tipos de tratamento para clarear os dentes, um pode ser feito em casa e o outro no consultório odontológico. Porém, ambos devem ser sugeridos e acompanhados por um profissional Cirurgião Dentista. Vamos a eles:

 

Clareamento dental caseiro

 

É considerado o método mais seguro, eficaz e econômico. Necessita de pouco tempo no consultório e permite preservar a estrutura dental. Provoca pouca ou nenhuma sensibilidade dental e os resultados obtidos são estáveis por um período maior.

“É utilizado um agente clareador em baixa concentração, aplicado em pequena quantidade no interior de uma moldeira, confeccionada sobre o molde obtido dos dentes. Essa moldeira poderá ser utilizada durante algumas horas diárias, por algumas semanas, sob supervisão do profissional, e retorno ao consultório a cada 7 dias.”

 

 

 

Clareamento dental no consultório

 

Utiliza agentes clareadores em maiores concentrações e exige maiores cuidados durante a utilização. Necessita de proteção nos tecidos moles, por ser um produto cáustico. Exige maior tempo de atendimento clínico, apresenta maior custo e, frequentemente, resulta em maior sensibilidade dental durante e após o tratamento.

 

 

É importante lembrar que em todo tratamento médico ou odontológico devemos sempre seguir as indicações do especialista da área, e no procedimento de clarear os dentes, mesmo que seja caseiro, não deve ser diferente e o especialista neste caso é o Cirurgião Dentista.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo