• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
Mais informações:  cienciaporai2017@gmail.com

Banana evita Cãibra?

16/04/2019

            Não importa se você está parado, andando, ou até mesmo dormindo! Quando você menos espera, aparece aquela dor intensa, você olha para o local e já bate aquele desespero, a cãibra te pegou!

Quem nunca viu um jogador de futebol se contorcer devido à cãibra? Mas por que será que essa danada aparece de repente? E aquela receitinha da vovó que todo mundo já ouviu falar: comer banana ajuda a evitar cãibra. Será que nossa avózinha tem razão?

 

Para solucionar essa dúvida, o Ciência por Aí conversou com o Dr. Cassiano Merussi Neiva, do Laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço da UNESP. 
            Dr. Cassiano explicou que “Cãibra é um espasmo contráctil ocorrida na musculatura esquelética de forma involuntária.”  Ou seja, diferente do que  ocorre com grande parte dos nossos músculos, que funcionam contraindo e relaxando conforme nossa vontade, a cãibra é uma contração repetitiva que nós não conseguimos controlar.
            Mas antes de seguir desvendando esse mistério, precisamos entender um pouco mais sobre a contração muscular. Você sabia que esse processo é comandado pelo nosso cérebro?

       Quando você quer caminhar, por exemplo, pode não se dar conta disso, mas está controlando os seus músculos para que eles se contraiam e relaxem em cada passo. A região do nosso cérebro envolvida nesse mecanismo é chamada de córtex e a comunicação com os músculos ocorre através de descargas elétricas.

           Imaginou a descarga elétrica como um raio? Errou! As descargas elétricas que estamos falando são os impulsos nervosos transmitidos por meios das sinapses, forma como os neurônios se comunicam entre eles e com outras partes do nosso corpo, como os músculos.

        Mas voltando as cãibras, elas podem aparecer quando estamos descansando e até enquanto dormimos, pois nestes momentos não estamos enviando impulsos nervosos intencionais para os nossos músculos, assim a cãibra seria uma reação a esse relaxamento muscular. “Esse tipo de descargas, ocorrem quando o controle voluntário dos músculos diminui significativamente. Nessa hora, o córtex, por não estar recebendo controle voluntário intencional, pode desencadear de forma descontrolada, estímulos contráteis repetitivos para um mesmo grupamento muscular, produzindo as cãibras”, diz Neiva.

          E aquela cãibra que surge quando estamos fazendo alguma atividade física?

Segundo o professor, várias coisas podem ser responsáveis por isso: “Pode apresentar vários fatores que vão desde de deficiências de minerais (como Magnésio, Potássio e Cálcio), passando pela deficiência energética, desidratação e falta de alongamento antes e após os exercícios.

        E como qualquer coisa em excesso faz mal, com a atividade física não é diferente. O excesso de exercícios físicos podem causar fortes cãibras. Aliás, tem um texto sobre isso aqui no Ciência por Aí (Excesso de exercício físico pode fazer mal para a saúde?)      

        

                                               

Mas, e a história das bananas, elas realmente evitam a cãibra? 
“As bananas são alimentos ricos em Potássio e dessa forma, numa eventual perda de potássio ela pode representar um bom auxílio. Porém, cabe lembrar que a maioria das câimbras ocorrem por deficiência energética e não deficiência de minerais. Por isso, a banana, quando ajuda, é muito mais pela energia que fornece, do que pelo potássio.” explica Cassiano.            
          

         É, parece que a nossa avozinha tinha um pouco de razão! 

 

         E para evitar as cãibras o professor deixa um recado: “Cabe lembrar que todas essas condições que favorecem o surgimento das cãibras, ocorrem especialmente em pessoas sedentárias. A prática regular de exercício físico, alongamento muscular, alimentação balanceada e hidratação adequada são importantes ações que ajudam a reduzir ou cessam as cãibras.” Fica a dica!!!

 
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo