Comandando o sistema imune… com o celular!

06/09/2018

Com o game Immuno Rush, você cria estratégias para defender o corpo humano contra a invasão de micro-organismos e ainda aprende sobre imunologia

 

Já pensou poder comandar as defesas do corpo humano e evitar que os órgãos sejam invadidos por bactérias, vírus e outros micro-organismos? Sim, jovem, você pode ser esse herói por um dia... bem, pelo menos no universo digital. É essa a ideia do Immuno Rush, um jogo no estilo "defesa da torre" (tower defense) desenvolvido pelo Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) e pela Manifesto Games.

 

 

 

 

O game, que roda em tablets e celulares, foi lançado em dezembro de 2016 e fez o maior sucesso. Ganhou até resenha da youtuber Cyntia Marangon e recentemente ultrapassou a marca dos 10 mil downloads na Play Store. Ficou curioso pra conhecer, né?

 

 

 

 

Não se desespere, vó! É bem fácil e até a senhora vai virar uma expert em imunologia depois que começar a jogar!

 

Essa viagem é guiada por um simpático operário do centro de produção da medula óssea, onde são produzidos componentes do sangue como as plaquetas, os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos. O jogador fica responsável pela produção dos glóbulos brancos, que são as células de defesa do corpo e se apresentam com diferentes formatos e funções.

 

 

 

Em cada fase do game, há um caminho por onde os invasores passam e ao longo dele você deve colocar as torres que vão defender o corpo humano - nesse caso, diferentes células do sistema imune, como neutrófilos, dendríticos e eosinófilos, entre outras.

 


 

 

 

Não se apavore, jovem! Os nomes parecem coisa de outro mundo, mas quando você pausa o jogo, dá para acessar uma pequena enciclopédia que explica quem são essas células e qual a função de cada uma em nosso sistema imune.

 

Conforme os invasores são destruídos, você ganha moedas e pode utilizá-las para instalar novos defensores. No total são cinco etapas, que se passam em diferentes órgãos: pele, pulmão, intestino, coração e cérebro. Cada uma delas tem três fases. Ou seja: dá para testar suas estratégias durante um bom tempo e, de quebra, aprender pra caramba sobre imunologia.

 

E aí, gostou do Immuno Rush? Então corra lá na loja de aplicativos do seu celular (App Store ou Play Store) e instale o game. Ah, e o melhor: ele é totalmente 0800, ou seja, você não vai precisar gastar nenhum centavo da sua mesada para baixá-lo!

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo