• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
Mais informações:  cienciaporai2017@gmail.com

Uma competição diferente

12/07/2018

Olimpíada traz oportunidade de aplicar conhecimentos sobre geografia que você vê na escola

 

Você certamente está acostumado com aulas de geografia mais monótonas e no estilo decoreba. Mas e se você pudesse testar seus conhecimentos em uma olimpíada envolvendo essa matéria?

 

 

Pode sim! E se você gosta da ideia, é bom se apressar: terminam no dia 13 de julho as inscrições para a IV Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT).

 

 

Calma, jovem! Segundo um dos coordenadores das olimpíadas, o professor da Unicamp Roberto Greco, as Ciências da Terra estudam tudo o que está relacionado ao planeta Terra, como sua origem, sua formação, sua evolução, a interação dele com outros corpos celestes, entre outros aspectos. Já a Geografia foca na interação entre a natureza e o ser humano, ou seja, como interagimos com o espaço, como nos organizamos e construímos relações sociais, econômicas e políticas. Para entender melhor, dê uma olhadinha nesta entrevista que ele deu ao projeto Hora do Enem, da TV Escola.

 

 

Podem se inscrever nas competições estudantes de escolas públicas e particulares do 9º ano do Ensino Fundamental, dos três anos do Ensino Médio e também do Ensino Técnico, desde que tenham no máximo 18 anos. A participação é feita por equipe, que deve ser composta por três estudantes e um professor, que será também o coordenador da equipe.

 

Neste ano, a OBG e a OBCT serão realizadas simultaneamente e de forma conjunta, em três fases on-line, que servirão como seletiva para a fase presencial. Essas três primeiras fases terão perguntas de múltipla escolha e podem ter consulta. Já a fase presencial inclui uma prova individual sem consulta e desafios por equipe.

 

 

Então corra lá no site da olimpíada e veja mais informações sobre como se inscrever. Nós do Ciência Por Aí vamos ficar na torcida por você e sua equipe! Afinal, os medalhistas da fase nacional podem representar o Brasil na 16ª International Geography Olympiad 2019, no ano que vem, em Hong Kong.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo