Se você não usar óculos, seu grau vai aumentar?

Você é uma daquelas pessoas que tem que dar uma afastada no celular para conseguir enxergar as letras do teclado antes de mandar uma mensagem no WhatsApp? Ou tem que aumentar o tamanho da legenda e até mesmo sentar mais perto para enxergar detalhes enquanto está assistindo aquela série sensacional? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, parece que alguém aí vai ter que fazer uma visitinha ao oftalmologista – e provavelmente vai sair de lá precisando comprar óculos!


Mas quem não está acostumado a usar óculos o tempo todo ou utiliza apenas em alguns momentos, como na hora de ler um livro, acaba esquecendo o novo acessório em todo lugar. E aí bate aquela dúvida: se eu não usar óculos, o grau pode aumentar? Bom, nada melhor que uma ajudinha do Ciência Por Aí para responder a essa pergunta!


E olha que interessante, jovem... a resposta é: depende! “Não existem evidências de que o não uso de óculos aumente o vício de refração”, explica o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Sidney Júlio de Faria e Sousa.

Calma que a gente explica: são alterações que ocorrem nos olhos e podem levar a diferentes formações das imagens. A miopia, por exemplo, torna difícil enxergar o que está longe, deixando aquela sensação de algo embaçado; já a hipermetropia impede que você veja com nitidez objetos que estão próximos. Esses são os dois principais motivos pelos quais as pessoas usam óculos.

OK, vamos facilitar! Dê uma olhadinha na imagem abaixo: é assim que enxergam as pessoas com essas alterações na visão.

Fonte da imagem: Cema Hospital

Bom, agora que você entendeu, vamos voltar à questão principal que estamos investigando. Sousa afirma ainda que se você descobre um problema de visão antes dos 9 anos e deixa de usar óculos, aí sim os danos podem ser irreversíveis. “A visão humana desenvolve-se do nascimento aos 9 anos de idade. Se a criança tiver visão baixa para longe e perto devido a um alto vício de refração, por exemplo, alta hipermetropia, e isso não for tratado com óculos antes dessa idade, a pessoa terá uma deficiência visual irrecuperável chamada ambliopia. A miopia não costuma causar ambliopia porque nela a criança normalmente enxerga para perto, a não ser que o vício de refração seja altíssimo", diz.


Mais um termo novo, né? A gente explica: ambliopia, de maneira geral, é a redução da capacidade do olho reconhecer dois pontos próximos, sem que haja uma lesão ocular. Esse problema também é conhecido popularmente como “olho preguiçoso”. Portanto, você esquecer de usar óculos de vez em quando não vai agravar o problema, a não ser que você seja uma criança.


Vamos acelerar um pouquinho o relógio: o tempo passou e agora você está acostumado com seu novo acessório. Mas ainda não completou um ano da última consulta e as dificuldades para enxergar estão aí novamente. Então você se lembra daquela mania de usar os óculos do seu amigo que tem o mesmo problema de visão que o seu, com um grau diferente. Será que isso está prejudicando seus olhos?


Fique tranquilo: segundo Sousa, esse hábito pode causar apenas desconforto. Embora ainda não haja comprovação científica, ele faz uma ressalva para quem não é míope e usa os óculos de outras pessoas só por brincadeira. “Se for confirmado que o esforço acomodativo [ou seja, aquele esforço para focalizar a imagem] piora a miopia, então, em tese, o uso de óculos para miopia em quem não é míope tenderia a aumentar o vício de refração por aumentar o esforço acomodativo”, diz.


Quando se fala em óculos, outra dúvida bastante comum é em relação a prazo de validade. O professor explica que aparentemente não existe um tempo determinado para trocar as lentes. “Os óculos podem não mais servir se o vício de refração mudar com o tempo. Mas isso a pessoa percebe na forma de queda visual ou retorno dos sintomas anteriores ao uso dos óculos”.


Uau, você chegou ao final desse textão! Depois de passar tanto tempo lendo essas letrinhas, esperamos que você tenha feito isso em um local bem iluminado. Afinal... ler em condições ruins de luminosidade pode prejudicar a visão, não é mesmo? “Até o final do século XX achava-se que não. Agora, não se sabe a resposta a essa pergunta”, diz Sousa.


Enquanto a ciência não confirma isso, o melhor é cuidar bem dos nossos olhos e, é claro, dos óculos. Por isso, fique atento aos lugares em que você costuma guardá-los. “Guardar os óculos dentro do carro pode estragá-los porque o calor pode deformar as lentes e a armação”, alerta Sousa. Bom, mas isso a gente guarda para falar em um outro post!



Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga o Ciência Por Aí...
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
Mais informações:  cienciaporai2017@gmail.com