• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
Mais informações:  cienciaporai2017@gmail.com

Olhando a Física por outra óptica

30/04/2018

Participar da OBFEP traz oportunidades para entender melhor essa matéria e o quanto ela é importante em nosso cotidiano

 

Tem gente que apenas pensa em estudar Física e fica mais arrepiado que o Chewbacca com as mãos em um gerador de Van der Graaff.

 

 

Ok, não foi das melhores. Mas sobre uma coisa concordamos: a Física é sim importante na maioria das atividades em nosso dia a dia. Portanto, vale a pena dar uma chance para essa matéria. Se você estuda em escola pública, uma das melhores formas de fazer isso é participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, a OBFEP.

 

 

 

Exatamente, meu caro Carl! A OBFEP é uma competição voltada a estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental e também de todas as séries do ensino médio. A ideia é que eles resolvam questões sobre Física bastante desafiadoras. E quebrar a cabeça para resolver desafios pode sim ser bastante divertido!

 

Se você está curioso para prestar e quer se inscrever, deve se informar se sua escola está inscrita na competição. As inscrições das escolas vão até o dia 2 de junho. Daí é só avisar sua escola que você quer participar da OBFEP.

 

As provas são divididas em duas fases. No dia 14 de agosto, os participantes realizam a primeira, na própria escola. Ela inclui perguntas de múltipla escolha e ocorre em três níveis: o nível A é para estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental; o nível B reúne os de 1º e 2º anos do ensino médio; e o nível C é voltado aos alunos do 3º ano do ensino médio.

 

Se você atingir a nota mínima, passa para a segunda fase, que vai ser realizada no dia 20 de outubro. Daí o desafio aumenta mais um pouco: as questões teóricas são discursivas, específicas para cada nível e pode até ter alguma parte prática.

 

 

 

Na competição, você concorre a medalhas de ouro, prata e bronze, além de medalhas honrosas. Os professores e as próprias escolas também podem ganhar premiação. Mas a parte mais legal de participar de uma olimpíada como a OBFEP é que você acaba estudando Física de uma forma um pouco mais aprofundada e consegue ter uma compreensão melhor sobre ela. Algumas escolas formam grupos de estudo específicos para a competição, com resolução das provas anteriores orientada pelos professores. Isso dá a oportunidade de explorar melhor alguns assuntos que você até aprende durante as aulas, só que mais superficialmente.

 

Como a Física também envolve Matemática, essa é a chance para você acabar de vez com o ranço dessas duas matérias. E aí, vai encarar esse desafio?

 

 

 

Então fique de olho nas datas! Mais informações sobre a OBFEP: www.sbfisica.org.br/~obfep

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo