• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
Mais informações:  cienciaporai2017@gmail.com

Bebida alcoólica inibe a ação do anticoncepcional?

02/04/2018

Sexta feira, dia de maldade, e você de boas na balada, começando a dar o primeiro gole naquele drink que você ama. De repente, vem na sua mente a lembrança de que tomou a pílula anticoncepcional minutos antes de sair de casa. E agora? Será que essa bebida alcoólica vai atrapalhar o efeito do anticoncepcional?

 

 

 

 

 

 

Antes de entrar em pânico e molhar todos os seus amigos, vamos recapitular como funciona esse método contraceptivo, que é um dos mais usados. A pílula deve ser tomada diariamente, com uma pausa de 2 a 7 dias no mês, para que a mulher menstrue. É importante saber também que esse tipo de comprimido contém hormônios sintéticos muito próximos aos que as mulheres produzem. Esses hormônios têm como função prevenir a gravidez, regular os ciclos menstruais, diminuir as cólicas, o fluxo menstrual, além de reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Mas voltando à pergunta inicial do texto...


 

 

Segundo o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Silvio Franceschini, o álcool não influencia na eficácia das pílulas. “Essas duas substâncias têm metabolização hepática, ou seja, no fígado. Porém, esse processo é feito por enzimas diferentes: a álcool desidrogenase [ADH] e a CYP2E1, no caso do álcool, e a CYP3A4, no caso dos contraceptivos orais. Sendo assim, não há perda funcional quando ele é utilizado com álcool”, explica.

 

Mas se aquele drink não bater bem no estômago e você tiver que fazer aquela visitinha chata ao sanitário, aí sim pode haver problemas com a pílula. “Usa-se o tempo de uma hora e meia como tempo de segurança quando se ingere esse medicamento. Se houver vômito antes desse tempo, recomenda-se a ingestão de um novo comprimido”, alerta o professor.

 

Portanto, pode ficar tranquila e curtir seu drink preferido, mas sempre com moderação! E só se você tiver mais que 18 anos, combinado?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo