• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
Mais informações:  cienciaporai2017@gmail.com

Matemática em um pulo

23/02/2018

 

Concurso Canguru de Matemática desafia participantes a resolver até 30 questões em 100 minutos. Você encara essa?

 

Já pensou se você tivesse a chance de utilizar o que aprendeu nas aulas de matemática para participar de um jogo que envolve jovens de 80 países? Será que você toparia esse desafio?

 

 

Então está na hora de você participar do concurso Canguru de Matemática!

 

 

 

Calma, jovem! A gente explica: o Canguru de Matemática é um concurso que tem o objetivo de mostrar aos estudantes que aprender matemática pode, sim, ser divertido. Os participantes devem ter entre 7 e 18 anos e precisam resolver entre 24 e 30 questões (dependendo da categoria), em ordem crescente de dificuldade, em até 100 minutos. O concurso é dividido em seis categorias:

 

  • Nível PE – para alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental

  • Nível E – para alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental

  • Nível B – para alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental

  • Nível C – para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

  • Nível J – para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio

  • Nível S – para alunos do 3º ano do Ensino Médio

 

Diferente de outras olimpíadas de matemática, que selecionam os melhores alunos para as competições, o concurso tenta atrair o maior número possível de participantes – daí o formato semelhante a um jogo, o que torna a prova mais interessante. Além disso, não é feito um ranking de escolas. Quem tem os melhores desempenhos em cada nível recebe medalhas de ouro, prata e bronze (cada escola se responsabiliza pela entrega das medalhas), e todos recebem certificados de participação.

 

 

Essa história começou com um professor de matemática de Sydney, na Austrália, chamado Peter O’Halloran, no início dos anos 80. Ele criou uma prova digital que podia ser resolvida por vários alunos ao mesmo tempo. Anos depois, em 1991, os professores André Deledicq e Jean Pierre Boudine resolveram fazer um concurso parecido na França, que ganhou o nome de Canguru Matemático, em homenagem ao pioneiro australiano.

 

Com o sucesso da iniciativa francesa, outros países gostaram da ideia e, em 1993, foi proposta a realização de um concurso maior, o Canguru Europeu. Dois anos depois, foi fundada a Associação Canguru sem Fronteiras, que passou a se responsabilizar pela organização da competição. Atualmente, ela é realizada em mais de 80 países.

 

 

A inscrição é feita pela própria escola, por isso você precisa perguntar ao coordenador da sua escola se ela já está inscrita na competição. Se não estiver, basta preencher a ficha de inscrição no site www.cangurudematematicabrasil.com.br. Em seguida, a organização envia um boleto à escola, no valor de R$ 62 para as públicas e R$ 124 para as particulares. Mas fique atento: as inscrições vão até o dia 28 de fevereiro!

 

As provas são liberadas para as escolas a partir do dia 12 de março. Cada uma fica responsável por agendar a data de realização até o dia 18 de março. Para saber mais informações sobre o regulamento, é só acessar o site da competição.

 

Se você curtiu a ideia de participar do Canguru de Matemática e já quer começar a se preparar, é só acessar as provas das edições anteriores, que ficam disponíveis neste link. Boa sorte!

 


Tem alguma dúvida? Mande uma mensagem pro Ciência Por Aí.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo