• Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
Mais informações:  cienciaporai2017@gmail.com

"Comer fruta de estômago vazio cura câncer"

Quem usa redes sociais, já sabe: é preciso ficar atento às famosas “correntes” que a gente recebe. São tantas informações estranhas que sempre bate a dúvida: de onde saiu isso? Será verdade ou mentira? Uma das correntes mais recentes afirma que comer frutas de estômago vazio pode até curar câncer.

 

 

Pois é, jovem! Nós do Ciência Por Aí fizemos exatamente essa cara quando essa mensagem apitou nossos celulares. E como somos intrépidos e curiosos, fomos tentar desvendar o mistério por trás dessa corrente.

 

Tudo começou com um suposto médico chamado Stephen Mak, que garante curar pacientes com câncer usando um método não ortodoxo, que se resume basicamente a comer frutas em jejum.

 

 

 

Não satisfeitos com essa informação, conversamos com a médica nutróloga da Divisão de Nutrologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Selma Freire de Carvalho da Cunha. Ao pesquisar mais a fundo sobre o assunto, ela encontrou algumas coisas bem diferentes do que andam dizendo por aí.

 

“Na área da saúde, existe um site específico para publicações científicas, que é muito sério e conceituado, e procurei nele o nome do autor em busca de maiores informações. Para minha surpresa, não existe um médico chamado Stephen Mak, mas sim duas diferentes pesquisadoras que publicaram juntas vários artigos científicos: Tsz Ning Mak e Alison M. Stephen”, explica ela.

 

Selma conta que as pesquisadoras britânicas publicaram pelo menos três artigos científicos que abordam a questão do consumo de frutas, especialmente por crianças. “A pesquisadora Alison M. Stephen é uma eminente nutricionista britânica e tem também outras pesquisas. Ela concluiu que o consumo de frutas não foi associado com o aparecimento de câncer mama e de próstata”, diz.

 

Porém, em nenhum momento as autoras citam nessas pesquisas informações que sustentem o que diz essa corrente. “Considerando o que circulou pela internet, me parece que alguém escreveu o texto e colocou a falsa autoria de duas pesquisadoras conceituadas na área de alimentação e nutrição, com o intuito de aumentar a credibilidade das informações“, afirma a professora.

 

Selma explica ainda a relação entre o câncer e uma alimentação saudável. “Suponhamos que uma pessoa já esteja com câncer e durante o tratamento oncológico tenha uma alimentação bem balanceada, incluindo frutas. Essa conduta alimentar poderá ajudar a pessoa a sentir-se melhor, manter o estado nutricional, prevenir deficiências e assim melhorar a eficácia da terapia oncológica. Em outras palavras, as frutas não irão curar o câncer, mas associadas a outros alimentos poderão contribuir para que a pessoa tenha um bom estado nutricional e uma boa tolerância ao tratamento. Se o tratamento for bem conduzido, haverá maior chance de cura”.

 

Além disso, muitos estudos científicos têm mostrado que o consumo adequado de frutas e verduras é capaz de prevenir alguns tipos de câncer. “Isso é fantástico, considerando que podemos reduzir a chance de desenvolver câncer se tivermos uma alimentação ricas em frutas”, diz Selma.

 

Porém, ela destaca que é muito importante que essa dieta seja mantida ao longo da vida. “As frutas contêm um conjunto de componentes que ajuda nesse processo. Há vários estudos mostrando que a ingestão de comprimidos contendo vitaminas ou outros componentes não tem o mesmo efeito benéfico das frutas. Em resumo, não adianta tomar vitaminas achando que isso substitui o consumo de frutas. O efeito protetor só ocorre se as pessoas ingerirem as frutas ao longo de suas vidas”. 

 

 

 

 

 

Tá, mas e o fato de comer a fruta com o estômago vazio altera alguma coisa? Segundo Selma, não há explicação racional para acreditar nessa afirmação: “O organismo humano tem boa capacidade de absorção dos nutrientes. Em condições normais, comer a fruta ao mesmo tempo em que outro alimento pode até retardar a absorção do nutriente, mas não inibir que esse processo ocorra”.

 

Então você já sabe: é preciso tomar muito cuidado com as informações que tiramos da internet e redes sociais, pois muitas vezes elas são rapidamente espalhadas sem uma comprovação de que sejam verdadeiras. Por fim, uma alimentação equilibrada pode sim ajudar na prevenção de várias doenças, entre elas o câncer. Entretanto, quem afirma que comer fruta em jejum cura câncer com certeza está precisando se informar melhor!

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo