Usar eletrônicos por muito tempo pode causar problemas de visão?

Já parou para pensar quanto tempo por dia você passa olhando para a tela de um aparelho eletrônico?

Atualmente vivemos cercados de tecnologia. É difícil encontrar alguém que não tenha um celular, computador, videogame ou mesmo uma televisão em casa. E sempre tem a mãe, o pai, a avó, a tia ou alguma outra pessoa gritando: “sai do celular!”, “desliga essa tv!”, “você vai acabar tendo problemas de vista!”. Mas será mesmo que o uso prolongado desses aparelhos pode causar problemas de visão?

Segundo o professor do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) Eduardo Melani Rocha, a resposta para essa pergunta é SIM. “Os equipamentos exigem foco para perto e atenção elevada. Eles diminuem o piscar, causam cansaço visual pela fadiga dos músculos que fazem foco de perto e aumentam a evaporação da lágrima, dando a sensação de ressecamento.”


A principal doença causada pelo uso excessivo dos eletrônicos é a miopia. “O esforço para ver de perto requer contração muscular e isso parece estimular o crescimento do olho e levar a esse problema”, explica Rocha.


Por causa desse crescimento, a imagem começa a se formar antes da retina. Assim, passamos a ver objetos próximos com nitidez e temos dificuldade de enxergar objetos que estão longe, o que é uma característica da miopia.


Mas, calma! Segundo especialistas, há algumas coisas simples que podemos fazer para evitar tudo isso. Primeiro, regule a luminosidade dos seus aparelhos eletrônicos e não utilize luzes muito fortes ou muito fracas. Também é bom não utilizar esses aparelhos com as luzes do ambiente desligadas. Por último, mas não menos importante, faça pequenas pausas a cada meia hora, focando o objeto que estiver mais longe de você por alguns segundos. Assim, você reduz o esforço feito pelo seu olho para enxergar de perto e estimula-o a enxergar de longe.

Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga o Ciência Por Aí...
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
Mais informações:  cienciaporai2017@gmail.com