Por que estudamos ciências na escola?

26/09/2017

Se tivermos a curiosidade de pesquisar a definição da palavra “ciência” nos livros ou na internet, o principal significado que vamos encontrar é “conhecimento”. Mas também podemos achar como definição para esse termo "o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona".

 

Bom, o que a gente estuda na escola como "Ciências", na verdade, engloba somente uma parte desse conjunto de conhecimentos. Geralmente, essa matéria é composta por conteúdos das disciplinas de Física e Química, que fazem parte do campo das ciências físicas, e Biologia, que integra o rol de ciências da vida. Mas, na realidade, as ciências estão presentes em todos os momentos da nossa vida. Por exemplo, o computador ou celular que você está usando agora só chegou às suas mãos graças a pessoas que tinham conhecimentos nas áreas de engenharia eletrônica, ciências da computação e até mesmo química (lembre-se de que muitos dos materiais que compõem esses dispositivos foram desenvolvidos em laboratório). Para ler e compreender esse texto, você também está usando uma bagagem de conhecimentos adquiridos quando estudou Língua Portuguesa, disciplina que faz parte do campo das ciências humanas.

 

Vamos lá: resumidamente, a gente pode dizer que estudar Ciências é importante porque isso nos ajuda a compreender o mundo e como fazemos parte dele. O conhecimento científico estimula nossa curiosidade – e ter curiosidade foi fundamental para alcançar o desenvolvimento tecnológico que existe atualmente. Se o homem não se perguntasse, por exemplo, de onde vêm as estrelas que vemos à noite, certamente hoje você não teria a facilidade de encontrar endereços usando o GPS. Sem conhecimentos de Astronomia, como poderíamos lançar satélites no espaço?

 

Ciência também tem a ver com qualidade de vida. Lembre-se de que diversos medicamentos, equipamentos para diagnósticos de doenças e técnicas de cirurgia utilizados para salvar e prolongar vidas saíram das bancadas de inúmeros laboratórios e universidades ao redor do mundo.

 

 

 Conhecer e entender alguns objetos de estudo dessas disciplinas também ajuda a desenvolver nosso raciocínio e nossa capacidade crítica. Jornais, sites, programas de TV e conteúdos das redes sociais nos mostram todos os dias uma enxurrada de informações, nem sempre verdadeiras. Se não tivermos um conhecimento básico sobre o mundo, como vamos conseguir filtrar o que é útil ou não para nossas vidas?

 

Além disso, esses veículos de comunicação apresentam uma série de descobertas científicas que são feitas não só em outros países, mas também em muitas universidades brasileiras. Compreender a importância dessas pesquisas desperta o interesse em cobrar de nossos governantes que haja sempre investimentos nessa área. Afinal, ciência não é algo que fica apenas dentro dos laboratórios ou da universidade: ela também ajuda indústrias e empresas a se desenvolver e criar mais empregos, estimulando a economia do país.

 

Então... #partiu estudar Ciências?

 

Tem alguma dúvida? Mande uma mensagem pro Ciência Por Aí.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo